Previous Next

Homilia de D. António Couto na Missa da Noite de Natal

NOITE DE NATAL  

1. «Um menino nasceu para nós,/ um filho nos foi dado,/ e tem o poder sobre os seus ombros» (Isaías 9,5). «Nasceu-vos hoje na cidade de David um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas, deitado numa manjedoura» (Lucas 2,11-12).

2. Paradoxo e desconcerto total na nossa mente: um menino que tem o poder sobre os ombros! um recém-nascido, em extrema pobreza, deitado numa manjedoura, e que é o Salvador! Esbarra esta imagem da mais radical pobreza e impotência de um recém-nascido com a ideia que habitualmente fazemos de Deus, e que passa pela majestade e insuperável grandeza, fora do alcance das nossas mãos e da nossa inteligência. Salomão traduz bem o nosso pensamento, quando, na abertura ao culto do Templo de Jerusalém, se interroga e se admira, exclamando: «Mas será verdade que Deus habita sobre esta terra? Se os céus, e os céus dos céus não o podem conter, muito menos este chão e esta casa que construí! (1 Reis 8,27; 2 Crónicas 6,18).

3. O insigne mestre das escolas de Alexandria e de Cesareia Marítima, o genial Orígenes (185-254), diz a mesma coisa com uma imagem sublime. Escreveu ele: «Suponhamos que se fez uma imagem de tal modo grande que, dada a sua imensidão, dentro dela conteria o mundo inteiro, e que, devido à sua imensidão, não podia ser vista por ninguém». E continua: «Fez-se então também uma segunda imagem, em tudo semelhante à primeira, pela configuração dos membros e pelos traços do seu rosto, pela forma e pela matéria, sem, todavia, ser tão grande: aqueles que não podiam examinar e contemplar a primeira devido à sua imensidão, podiam, pelo menos, ao ver a pequena, acreditar que viam a grande, por serem as duas absolutamente semelhantes». E conclui: «Foi assim que o Filho de Deus, despojando-se da sua igualdade com o Pai, entrou no nosso mundo assumindo a forma minúscula de um corpo humano, e mostrou em si mesmo, mediante as suas obras e o seu poder, a grandeza infinita e invisível de Deus Pai nele presente» (Perì Archôn, I, 2, 8).

4. No mesmo esplêndido sentido, ensinam os antigos Padres da Igreja, de tradição e língua grega, que Deus abreviou a sua Palavra. É assim que a Palavra de Deus é o seu próprio Filho, Palavra eterna, que se fez pequena, para caber numa manjedoura, que se fez criança, para caber no colo de uma mãe, nos braços de um pai, para poder ser acolhida, amada e compreendida!

5. E aí está então, amados irmãos e irmãs, o Presépio diante de nós. Na sua versão original aconteceu em Belém há 2000 anos, com o Menino deitado na manjedoura de um estábulo de 12,30 metros de comprimento por 03,50 metros de largura, ainda hoje patente aos peregrinos na cripta da Basílica da Natividade, em Belém, embora, pelos motivos de todos conhecidos, haja lá hoje menos alegria e muito menos peregrinos.

6. Contemplai, contemplai, amados irmãos e irmãs, contemplai longamente o Presépio de Belém, e vereis o Menino deitado na manjedoura, o carinho de Maria e de José, o sorriso largo dos pastores, os presentes dos magos, o terno aconchego do manso boi e do pacífico jumento, as ovelhas meigas vestidas de um manto de brancura… Vereis e ouvireis ao vivo a música dos anjos e o celeste recital que ali se deu!

7. Deixem-me recordar agora a noite de Natal de há precisamente 800 anos atrás, em 1223. Jesus estava então esquecido e o seu Natal apagado na nossa velha Europa. E S. Francisco de Assis resolveu fazer um presépio em Greccio, uma aldeia pobre, vizinha de Assis. O presépio de Greccio era um presépio especial: não tinha nem Maria nem José nem sequer o Menino Jesus! Francisco tinha pedido aos camponeses que pusessem lá apenas uma manjedoura, e que trouxessem um burro e um boi, e os colocassem um de cada lado da manjedoura. E que pusessem muito feno na manjedoura, para que os animais pudessem comer em abundância.

8. O presépio não tinha Maria nem José… nem o Menino Jesus. A ideia genial de Francisco era expor nessa noite toda a verdade do Natal. Por isso, em vez de pedir que se colocasse a imagem do Menino Jesus na manjedoura, como fazemos nós ainda hoje, feito o presépio como atrás referido, procedeu-se à celebração da Eucaristia, e, então sim, aí se faria presente o próprio Jesus, para ser por todos adorado. Amados irmãos e irmãs, façamos nós também assim nesta Noite Santa!

 

Igreja Catedral de Lamego, 24-25 de dezembro de 2023
+ António, vosso bispo e irmão

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147