Previous Next

Retiro dos doentes em Fátima – 7 a 10 de julho

Depois de dois anos sem ser possível realizar o retiro para doentes, promovido pelo Secretariado Nacional, devido à situação pandémica, eis que finalmente este encontro aconteceu, entre os dias 7 a 10 de julho, em Fátima. Estiveram presentes 42 doentes, juntamente com a equipa de voluntários, na Casa Nossa Senhora das Dores. Era notória alguma ansiedade nos rostos destes doentes que já não se encontravam há muito tempo, as expectativas eram altas.

Iniciámos o retiro entregando os nossos trabalhos ao Pai, confiando na Mãe do Céu, tal como nos disse o nosso Assistente Nacional que o primeiro a consultar e confiar deve ser o Pai. Também nos foi lembrado que somos uma grande família e, de facto, sentimos esse espírito de comunhão. A preocupação e respeito com o próximo manifestou-se pela presença do amor de Deus, como disse o Sr. Reitor do Santuário, na sua homilia de domingo, “onde está um desconhecido pode estar o próximo”.

Todos os momentos do retiro serviram para aumentar a nossa fé em Cristo. A abordagem das aparições do Anjo na Loca do Cabeço e o convite à oração/adoração, “meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos”, passando pelas Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria que nos ensina a aceitar a nossa missão e a confiar, “o Meu Imaculado coração será o vosso refúgio e o caminho que vos conduzirá até Deus”. Tudo isto nos prepara para uma boa reparação/conversão, para melhor viver o Sacramento da Santa Unção, sem dúvida o momento mais alto do nosso retiro. De salientar a visita à Basílica da Santíssima Trindade e tudo o que está na génese da sua criação.

Da ansiedade à saída, à leveza do olhar, no regresso, é uma alegria vivenciar a gratidão e felicidade que alguns doentes manifestaram, nomeadamente a D. Adelaide “ia com o meu coração muito apertado/ angustiado, regresso mais leve e com a certeza deque valeu a pena, obrigada a todos”.

Muita gratidão a todos os que tornaram este momento possível, desde o Secretariado Nacional, passando pela equipa de voluntários, os servitas, em especial os doentes que usufruíram deste retiro, foi para eles! Obrigada ao Assistente Nacional do M.M.F., Sr. Padre Daniel, pela entrega e orientação do retiro. Que a Mãe do Céu os cubra de bênçãos. Bem-haja.

 

Ana Maria, MMF Lamego
in Voz de Lamego, ano 92/36, n.º 4667, 20 de julho de 2022

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147