Previous Next

A Peregrinação dos Símbolos começou na nossa Diocese!

As ruas já se preenchem com as cores da JMJ, flores, balões, música em todo o lado, jovens, crianças e adultos com as t-shirts e a cantarem o Hino “Há pressa no ar”!
Esta semana vivemos em Armamar, Tarouca e Lamego o verdadeiro Espírito da Jornada Mundial da Juventude!

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram à nossa Diocese no passado sábado, por ocasião da 37ª Jornada Diocesana da Juventude e o Dia da Família Diocesana, um dia que ficará gravado na nossa memória e coração! São Domingos de Fontelo, Armamar foi o local escolhido para esta receção! No momento da Oração de Envio, ambos os Símbolos foram passados para a paróquia de Queimadela para seguirem a sua peregrinação na Zona Pastoral de Armamar.
Foi em grande alegria e entusiasmo que a comunidade de Queimadela recebeu os Símbolos, com a música da fanfarra e com imensas pessoas presentes. Seguiu-se uma Via Sacra e uma longa noite de adoração. No domingo visitaram o Lar de São João Batista em Queimada e foram parte integrante na Profissão de Fé de cerca de 30 jovens em Travanca. Pela tarde, estiveram nas paróquias de São Martinho das Chãs e São Cosmado.
Eis o testemunho de alguém que acompanhou esta peregrinação:

TESTEMUNHO 1

“Num dia já por si muito cheio de significado pois vivíamos o dia da Profissão de Fé na nossa comunidade paroquial de São Martinho das Chãs, tivemos o privilégio de ter presente entre nós os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Chegaram à nossa Igreja Paroquial pelas 14.00 horas de domingo, recebidos por alguns membros do Agrupamento de Escuteiros que com o Grupo Coral de Gojim durante toda a tarde celebraram uma oração a Nossa Senhora e realizaram uma Via Sacra em homenagem à Cruz que ali se encontravam. O ponto alto do nosso dia foi a partir das sete da tarde com uma Vigília pela Paz com a presença de toda a comunidade, em especial do grupo de jovens que nesse dia tinham realizado a sua Profissão de Fé e que passaram assim, o testemunho dos Símbolos para a Paróquia de São Cosmado.” Maria Remédios (São Martinho das Chãs)

Continuando esta peregrinação, seguiu-se a vez da Zona Pastoral de Tarouca receber os Símbolos! Iniciou em Salzedas, ao som da Banda Filarmónica e com uma linda noite de adoração e música com a banda Mc 16,15. Logo pela manhã rumaram até Ucanha, Gouviães e Dalvares, lugares onde um mar de gente esperava os Símbolos, novos e menos novos! Já em Tarouca, a Santa Casa da Misericórdia foi o lugar escolhido para iniciar a tarde, havendo um encontro de muita animação com as crianças e os idosos. Passaram ainda pela Câmara Municipal e pelos Bombeiros e terminaram com uma Eucaristia em Alcacima. Esta noite seria passada na Zona Ribeirinha, cheia de animação e um grande piquenique. No último dia da Zona Pastoral de Tarouca, os Símbolos percorreram as comunidades de Vila Chã do Monte, Granja Nova, Formilo, Mondim da Beira e o Mosteiro de São João de Tarouca. Já no fim do dia, rumaram até ao Centro Desportivo de Tarouca para uma partida de várias modalidades. Seguiu para Várzea da Serra e terminou na Santa Helena, onde depois de um belo concerto dos jovens de Tarouca, os Símbolos foram passados para a Zona Pastoral de Lamego.

Eis o testemunho de uma jovem de Tarouca que viveu isto de perto:

"Orgulho, União, Partilha e Alegria foram os sentimentos que percorreram o meu corpo, desde os meus pés à minha cabeça, ao meu coração.
Foram dois dias de euforia e noites mal dormidas. Confesso que estava exausta… Contudo, nada superou a minha felicidade de estar presente e participar num momento que se diz ser único nas nossas vidas, desde o tocar na Cruz mais tocada pela gente deste mundo, desde o ícone de Maria, até ao amor e felicidade de todas as pessoas que nos acolheram e se mostraram capazes de suportar a Cruz tal como Jesus nos mostrou. E tal como Maria, partimos apressadamente para mostrar a cada povo da nossa freguesia que a cruz é um símbolo de felicidade e como Maria se apresenta ilustrada no ícone, está sempre a olhar por nós." Ana Magno (Tarouca)

Na Zona Pastoral de Lamego, a peregrinação iniciou na Paróquia de Lalim, com a presença da Banda Filarmónica. De manhã cedinho, seguiu para Lazarim e Cepões e passaram também por Britiande. Foi já durante a tarde que a Cruz e o Ícone seguiram caminho até Vila Nova de Souto d’El Rei e terminaram o dia, onde passaram a noite, em Penude. Este dia foi cheio de balões, jovens em todas as comunidades, jogos, dinâmicas e muito tempo para a oração! Num novo dia, foi a vez de Magueija acolher os Símbolos e também a feira semanal, no centro de Lamego, teve a oportunidade de ver passar estes símbolos de fé. Nessa quinta-feira ainda estiveram nos Bombeiros, no Centro de Tropas e Operações Especiais e também na ESTGL. Rumaram até Sande e terminaram o dia em Cambres em ambiente de total festa.

Já no dia seguinte, pela manhã, Valdigem acolheu os Símbolos com o Grupo de Bombos e espírito de caminhada orante. De seguida entregou-os a Penajoia. Foi aí que passaram a tarde, juntamente com os jovens e as crianças da catequese, até partirem para Samodães, Ferreiros e terminarem o dia em Avões que acolheu esta noite de adoração. O raiar do dia foi no Miradouro da Serra das Meadas, onde, por entre cantos e luzes, os Símbolos se foram despedindo de Avões. Iniciaram o fim de semana em Almacave, visitando o Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal. Seguiu-se um almoço partilhado e uma missa no Castelo de Lamego, presidida por D. António Couto. Tivemos também a companhia do D. Américo Aguiar na visita ao Estabelecimento Prisional de Lamego. Foi na Sé que terminou o dia, iniciando a noite com o concerto do Pe. Marcos Alvim e a apresentação do seu novo CD, “Louvar-te Senhor”. Seguiu-se uma noite cheia de cânticos de Taizé.

No Domingo, os Símbolos marcaram presença na Missa celebrada na Catedral e visitaram as Irmãs Dominicanas de Clausura e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Estava já a chegar ao fim esta peregrinação dos Símbolos pela Zona Pastoral de Lamego e, por essa razão, teríamos de terminar em grande. Na tarde de Domingo aconteceu um grande cortejo, com os jovens e os adultos, AEP e CNE, cheio de cor, bandeiras, música e com ambos os Símbolos e, pela noite, para fazer a passagem à Zona Pastoral de Resende, aconteceu na Alameda um espetáculo com os Hinos da JMJ, testemunhos, alguns vídeos e com a presença de todas as paróquias da Zona Pastoral. No fim, a Cruz passou de mão em mão entre todas as pessoas presentes até chegar aos jovens da Zona Pastoral de Resende que a esperava ansiosamente!

Aqui fica um testemunho de uma jovem que, fazendo parte do COP Lamego, acompanhou de perto esta passagem:

“Durante o fim de semana o COP Lamego levou os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude a muitas instituições permitindo que todos pudessem fazer a sua homenagem. Realizámos uma vigília, percorremos as ruas da cidade, fizemos um cortejo e também um momento de despedida com músicas das jornadas e testemunhos de pessoas que já fizeram jornadas, de pessoas que acolheram peregrinos das jornadas e as expectativas dos que irão, para o próximo ano, à sua primeira jornada. Ter tido a oportunidade de receber os símbolos em Lamego foi uma experiência inédita que transbordou num sentimento de presença e de união que precisamos para enfrentar o mundo atual. Ficou a força para a preparação de um evento que nos une sempre e cada vez mais, para que juntos façamos o que Deus nos exige por mais difícil que seja, por mais barulho que faça e por mais que incomode os adormecidos.” Inês Cabral (Lamego)

Esta Peregrinação dos Símbolos pela nossa Diocese não poderia ter começado de melhor forma! Estamos de coração cheio pela forma como os jovens e as comunidades estão despertas e recetivas a este caminho que queremos fazer com todos!

Estamos quase aí, quase em Lisboa a espalhar a notícia que Ele vive! Por enquanto, continuamos em Peregrinação… 24 horas por dia!

 

Catarina Duarte, COD Lamego, in Voz de Lamego, ano 92/35, n.º 4666, 13 de julho de 2022

 

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147