Previous Next

Caminhada Sinodal: Touro, Tabuaço e Moimenta da Beira

Continua o périplo sinodal pela diocese de Lamego. Aumenta o número de pessoas preparadas e envolvidas na missão de auscultação do povo de Deus. Avoluma-se o entusiasmo, a criatividade e o compromisso para arranjar estratégias que alarguem o universo de participação das pessoas no processo de preparação do Sínodo.

Esta semana foram três, os locais visitados. Na passada quinta-feira, dia 13, foi na paróquia do Touro que se reuniram mais de uma dúzia de pessoas, ao serão, para ouvir falar da Sinodalidade e ter o primeiro contacto com o questionário que serve de utensílio para recolher a opinião do povo de Deus acerca da vida da Igreja.

Na noite seguinte, sexta-feira, dia 14, foi Tabuaço, que nos recebeu. Encontramos um grupo não muito alargado, mas bastante empenhado em aprender a recolher opiniões e em arranjar maneiras de chegar aos mais variados quadrantes da sociedade. Na análise feita ao questionário proposto pela diocese, foram aflorados alguns problemas transversais a todas as paróquias, que precisam de ser refletidos, assumidos e solucionados.

Na manhã de sábado, dia 15, foi em Moimenta da Beira, o encontro para toda a zona pastoral. Um grupo de quase 50 pessoas, das diferentes paróquias do concelho, passou a primeira hora do encontro a refletir sobre o que é a sinodalidade. A segunda hora foi dedicada ao estudo e desdobramento do questionário sinodal. Analisando cada pergunta e propondo pistas de reflexão, cada um se foi inteirando do que o Papa pretende com a nossa participação.

Esta semana estaremos em São João da Pesqueira e em Sernancelhe.

 

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 92/10, n.º 4641, 19 de janeiro de 2022