Previous Next

Caminhada Sinodal: Castro Daire e Vila Nova de Paiva

O novo ano civil está já em velocidade de cruzeiro. Com ele, recomeçam os nossos encontros sinodais de preparação para a auscultação do povo de Deus. No último fim-de-semana, foi a vez das Zonas Pastorais de Vila Nova de Paiva e Castro Daire, sexta e sábado, respetivamente.

Na sexta-feira, dia 7 de janeiro, pelas 20h30, no centro pastoral de Vila Nova de Paiva, reuniu-se um grupo de leigos – os possíveis, dentro da atual situação pandémica – para se prepararem e aprenderem a fazer a escuta e a recolha das opiniões do maior número de pessoas, dos vários quadrantes sociais. Introduzido por uma breve reflexão acerca da sinodalidade, o encontro foi uma réplica daquilo que se pretende que sejam os encontros com os diferentes grupos e estruturas eclesiais, assim como com as instituições e associações civis.

No sábado, dia 8 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, foram as paróquias de Castro Daire, que, com os seus párocos e agentes pastorais, se reuniram no auditório do centro pastoral da vila. Com um grupo de cerca de 30 pessoas, fez-se uma reflexão séria e clara sobre a sinodalidade, a partir dos documentos oficiais preparatórios do Sínodo e da Carta Pastoral do nosso Bispo, de 2019. E, numa segunda parte do encontro, o trabalho incidiu sobre o questionário proposto para a recolha da opinião dos leigos.

Continuaremos as nossas visitas pelas demais zonas pastorais da nossa diocese.

Bom ano para todos!

 

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 92/09, n.º 4640, 12 de janeiro de 2022