Paragem 23… em Cabaços

A paragem 23 deste mês foi em Cabaços. Parámos, refletimos, rezámos, pensámos e escutámos... O caminho até à Jornada Mundial da Juventude vai nos dando espaço e tempo para pensarmos no verdadeiro objetivo: Deus! A atividade teve o objetivo de nos focarmos na Palavra de Deus, no seu Evangelho. O Evangelho d'Ele são os calços para o caminho se construir, "é impressionante o perdão que Deus nos dá e aquele que nos convida a dar uns aos outros", o Evangelho corta-nos, por vezes, a respiração, ele ensina-nos duas principais fontes de vivência, Amar e Perdoar! O Evangelho "traz em si uma esperança tão bela que nele a alma pode encontrar a alegria"... Encontramos nele, às vezes, as chaves para a nossa felicidade. Mas nesta paragem, focámo-nos para aquele verbo que ele também nos convida a realizar: Levantar! E neste tempo de "adormeço" é mesmo necessário Levantar! Levantemo-nos, para que possamos Amar, Perdoar, Ir e Ser! Amar os nossos inimigos, Perdoar aqueles que nos fazem mal, Ir evangelizar e Ser um verdadeiro evangelizador!

Neste encontro escutámos várias passagens bíblicas que nos remetem para isso, para o "Levantar", para que, nas palavras sagradas, consigamos reconhecer a nossa vida, e para fazermos o reflexo daquelas "histórias" no espelho da nossa vida! Estas vidas que são diferentes em cada pessoa que existe, mas que todas se conseguem refletir no Evangelho e identificar-se nestas palavras, identificam-se nas próprias vidas dos relatos. As vidas são diferentes, e todos nós pensamos diferente, mas todos identificamos algo naquelas palavras, todos nos unimos e aproximamo-nos do Senhor, rodeados da Sua luz infinita. Para chegarmos à Jornada Mundial da Juventude precisamos desta comunhão com Deus, da comunhão com os irmãos, e para isso, escutando as palavras do Papa Francisco, devemos seguir pelo diálogo. Ao longo da sua caminhada como Papa, tem-nos sempre aconselhado ao diálogo, e por isso mesmo sigamos este conselho, porque é com ele, definitivamente, que podemos alcançar a comunhão com todos os irmãos e, consequentemente, a comunhão com Deus! Porque estando bem com os outros, é, verdadeiramente, estar bem com Deus! O Papa Francisco tem, constantemente, uma palavra para dirigir aos jovens e vai também ao encontro deste "Levanta-te", dando até o exemplo de vida de outros jovens, como o de Carlo Acutis, e é caso para dizer, Levantemo-nos para não morrermos "fotocópias"!

A Jornada Mundial da Juventude vai aproximando-se e, com este tempo a diminuir, sentimos a certeza de que Deus é o verdadeiro sentido da vida, que precisamos da coragem de Maria para avançarmos até Ele! A Jornada será, realmente, um encontro memorável e é necessário preparar o caminho, este caminho que não tem sido fácil, tendo-se deparado com um obstáculo que a todos causou transtorno. A saúde pública é ameaçada todos os dias e com isso não é permitido avançar como queríamos, mas isso não significa ser impossível! Pode ser difícil, mas ser difícil não é impossível... E por isso, este "Levantar" é importantíssimo, antes que adormeçamos de vez. Nós precisamos de Deus e Deus precisa de nós! E levantados seguiremoso rumo à Jornada Mundial da Juventude, mas não só até lá, mas até onde "Deus nos levar".

O Grupo de Jovens de Cabaços agradece a todos os que participaram, a todos os que ajudaram na realização desta paragem 23, deixando uma especial palavra de agradecimento ao Pároco da Paróquia de Cabaços, Padre Diamantino Alvaíde, pelo dinamismo e prontidão sempre presente.
No final, não esqueçamos, Levantemo-nos!

Hugo Santos, Grupo de jovens de Cabaços

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147