Previous Next

O nosso Bispo fez a Visita Pastoral a Meijinhos

Ao longo de alguns domingos, o Arciprestado de Lamego vai receber a Visita Pastoral do Senhor D. António Couto numa sequência que o levará a todas as paróquias do Concelho e Arciprestado.

Começou por Meijinhos, pequena aldeia do extremo do Arciprestado, mas joia situada nas alturas que a aproximam na parte alta do concelho de Lamego. Pequena aldeia que guarda a sua fé e tradição cristãs, como fautores da sua vida e história.

Poder-se-ia começar pelas grandes paróquias, mas isso não aconteceu e, ao lado de Meijinhos, situa-se Melcões que será visitada pelo nosso Bispo no próximo domingo, paróquia que deve ser a mais pequena do Arciprestado e Concelho. Basta dizer que temos ali apenas uma jovem para receber a Confirmação.

Situando-nos esta semana em Meijinhos, acompanhando o seu dia-a-dia, a paróquia recebeu com fé e amizade o Senhor D. António no adro contíguo à igreja paroquial, onde foi saudado pelo Pároco. Ali vive-se a fé, com tradições ancestrais que continuam e alimentam a vida cristã da paróquia. Uma prática nunca experimentada e vivida nas outras paróquias por onde passei, e já vou em sete, é a oração do terço no fim da missa nos dias de semana. Maria, sempre presente no amor dos cristãos de Meijinhos, de Quem não se esquecem no seu dia-a-dia.

Também não se esqueceram de receber o seu Bispo com alegria e amizade; os cristãos foram-se aproximando do lugar da igreja paroquial, de modo a marcar a sua presença logo que o Senhor D. António chegasse. E assim aconteceu, sem pressas ou demoras.

Após o cumprimento de muitos e da palavra do Pároco, fez-se a entrada de todos na Igreja Paroquial, belamente ornamentada pelas senhoras que a isso se dedicam semanalmente e, agora, primaram no seu trabalho: cânticos, leituras, todos os atos da Liturgia foram preparados e executados; sem demoras ou trocas de serviço, se começou a celebração da Eucaristia, que teve como momento extraordinário a receção da Confirmação (Crisma) pelo grupo de jovens, poucos numa freguesia/paróquia, que vai perdendo muitos dos seus naturais, sempre à procura de novos e melhores meios de vida.

Mas Meijinhos viu muitos dos seus naturais nesse dia; nunca esquecendo a sua terra natal, marcaram presença neste dia, que era de festa para todos e não só para os que iam receber o sacramento da Confirmação. O pequeno grupo da Paróquia foi enriquecido por alguns que escolheram Meijinhos para a sua Confirmação, escolha pessoal, que não foi pedida, mas foi aceite com amizade.

O Senhor Bispo dirigiu uma saudação a todos e no momento próprio orientou a sua palavra para o amor de Deus Pai; estávamos na celebração do dia e festa do Bom Pastor e o momento era propício para a palavra forte da celebração. A partir do amor a Cristo, o «Bom Pastor», se chega ao Pai, que em Jesus nos mostra e dá o Seu amor.

O momento da Confirmação chegava, como meta de vida cristã para os jovens que se apresentaram diante do seu Bispo, para dizer o seu «ámen», que não é um «assim seja», mas a expressão de uma vontade que nunca deve ser esquecida, sempre a determinação expressa na vida de todos os dias.

O Grupo Coral alimentava a celebração eucarística, todos procuravam uma boa participação como expressão de fé no mistério celebrado; a este grupo e a todos os que contribuíram para uma boa celebração deste dia, um grande «obrigado»; e foram muitos, muitas que o fizeram e me disseram; «vai ver que ficará contente». Por tudo e para todos/todas, que se esforçaram, trabalharam para que isso fosse uma realidade no dia da festa para os que iam receber o sacramento da Confirmação, que é a certeza de uma fé continuada ao longo de toda a vida. Para o lembrar, levaram o certificado do seu Crisma.

O Senhor Bispo e seu Chefe de Gabinete, Dr. Alfredo Patrício, acompanharam o Pároco no almoço oferecido por um paroquiano, o Sr. António do Paço, a quem agradecemos a gentileza e amizade da oferta. Muito, muito obrigado a ele e sua Esposa.

Se a vida paroquial tem dias trabalhosos, difíceis, também tem dias de amizade experimentada e vivida; o dia da Visita Pastoral é um desses dias que marcam a amizade de famílias, de todos os que sentem a paróquia como uma grande Família, onde o Bispo é o Pai e todos sentem a alegria da sua Fé e Amizade. Assim foi o dia 21 de abril, em Meijinhos. Por isso e para todos o obrigado do Pároco e Paróquia de Meijinhos.

 

Pe. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 94/23, n.º 4751, de 24 de abril de 2024

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147