Previous Next

Peregrinação Arciprestal aos Remédios

As diversas paróquias do arciprestado de Lamego marcam presença, com as respetivas bandeiras paroquiais na Peregrinação Anual e Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no último Domingo de maio, este ano a 28, dia da solenidade do Pentecostes.

Na véspera, sábado, depois da celebração da santa Missa, na Igreja dos Remédios, o andor com a imagem de Nossa Senhora, saiu em procissão, com os seus peregrinos até à Igreja Catedral, de onde partiu na tarde de Domingo, agora sim em jeito de Peregrinação, com os peregrinos a darem muito colorido a este acontecimento de fé e piedade.
No recinto da peregrinação, a celebração da santa Missa, presidida pelo nosso Bispo, D. António Couto, com uma dúzia de sacerdotes.

A admonição inicial permite contextualizar a peregrinação:
“Irmãs e irmãos caríssimos das paróquias deste arciprestado de Lamego.
Após esta caminhada sinodal feita com Maria, mãe e modelo da Igreja, estamos todos reunidos à volta deste altar para celebrar a Eucaristia na Solenidade do Pentecostes. Como Maria e os apóstolos abramos o nosso coração ao dom do Espírito para que ele nos renove a nós e às nossas comunidades paroquiais. Hoje saudamos de modo particular os jovens das nossas paróquias que se preparam com entusiasmo para a celebração da Jornada Mundial da Juventude em agosto próximo e que terão, também, uma participação especial nesta Eucaristia”.

Durante a homilia, D. António, lembrou como os apóstolos, em dia de Pentecostes, são surpreendidos por um vento forte, uma ventania, sobre eles repousa o Espírito Santos em formas de língua de fogo. Com o Espírito Santo, vem o compromisso missionário. No texto dos Atos dos Apóstolos, o medo dos apóstolos é ultrapassado pelo Espírito Santo, que areja toda a casa, que levanta todo o povo, e anunciam, com alegria, destemidos, o Evangelho e dos os compreendem, pois são inspirados por Deus. Uns e outros. No Evangelho, Jesus dá-lhes o Espírito e envia-os: como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. Doravante, os discípulos têm a missão de ser a voz e as mãos de Jesus, para viver e anunciar a Palavra de Deus, para abençoar, curando.

Maria, a cheia de graça por excelência, também está no Cenáculo. “o primeiro lugar de encontro da primeira comunidade cristã reunida em oração com Maria (Atos 1,13-14), a primeira sede da Igreja nascente, a mãe de todas as Igrejas, a primeira domus-ecclesia [«casa-igreja»] do mundo cristão”.
No final da peregrinação, antes da bênção, coube ao pároco anfitrião, Pe. José Ferreira, cónego do Cabido, fazer os agradecimentos, para nos fixar no olhar de Maria, para nos deixarmos guiar pelo seu mandato, para sermos servos que fazem tudo o que o Senhor nos pede.

“Em meu nome pessoal e dos sacerdotes do arciprestado de Lamego quero deixar aqui alguns agradecimentos. Em primeiro lugar, ao nosso Bispo, o Sr. D. António, que uma vez mais quis fazer peregrinação connosco. A todos os que colaboraram na preparação e realização da procissão e da Eucaristia: a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras de serviço ao Santuário, o grupo coral, o Seminário de Lamego, os que carregaram o andor, as cruzes, as lanternas e as bandeiras, os escuteiros, os jovens, o casal José João e Paula que todos os anos oferecem as flores do andor, e todos os demais que, de uma forma ou de outra, dignificaram esta nossa peregrinação anual.

Aproveito para anunciar que no dia 1 de julho vamos celebrar o Dia da Família Diocesana, na paróquia de Touro, da Zona Pastoral de Vila Nova de Paiva. Hoje foi dia de encontro para as 24 paróquias do arciprestado. No dia 1 de julho sê-lo-á para as 223 paróquias da diocese – uma jornada de oração e de confraternização, um sinal da união de todo o rebanho com o seu Pastor. A exemplo de Maria vamos apressadamente ao encontro dos outros, sejamos próximos de todos, sobretudo dos mais necessitados da nossa solicitude, da nossa presença e da nossa caridade”.

Com Maria, e como Maria, sejamos portadores da alegria, sejamos portadores de Jesus Cristo.

 

in Voz de Lamego, ano 93/28, n.º 4708, 31 de maio 2023

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147